top of page

EQUIPE

professores

Elane.gif

ELANE RIBEIRO PEIXOTO

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, mestre (1996) e doutora (2003) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista no Laboratoire d'Antropologie et des Institutons Humaine em Paris (2001) e professora visitante no IUAV (2015). Suas pesquisas e orientações de mestrado e doutorado concentram-se na área de Teoria História e Crítica, com trabalhos em três linhas de pesquisa: História e Teoria da Arquitetura, História e Teoria da Cidade e do Urbanismo e Patrimônio e Preservação. Traduziu para o português o "Culto Moderno do Patrimônio: sua essência e sua gênese" de Aloïs Riegl e "Percorrer a Cidade" de Henri-Pierre Jeudy. Integra como vice-líder o grupo de pesquisa Cidades Possíveis. Seus temas de de pesquisa são preferencialmente a cidade contemporânea e suas dinâmicas e seu patrimônio cultural. Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa e extensão em escolas públicas de ensino fundamental em Brasília, visando contribuir para o debate da cidade em sua dimensão espacial e política. Coordena a linha de pesquisa História e Teoria da Arquitetura no Programa de Pós-Graduação da FAU-UnB e a colaboração estabelecida entre esta instituição e a Embaixada de Portugal, por meio de seu Instituto Camões. É professora da disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade desde 2010.

Leandro-Cruz-SQ-PB.jpg

LEANDRO DE SOUSA CRUZ

Professor do Departamento de Projeto, Expressão e Representação (PRO) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2020) pela Universidade de Brasília, concluiu graduação (2008) e mestrado (2013) na mesma área pela Universidade Federal da Bahia. Foi professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFBA (2017-2020) e da UFG-Regional Goiás (2016-2017) e exerceu, anteriormente, atividades docentes na UNIFACS, em Salvador (2009-2010), UNIP-Campus Brasília (2014), Centro Universitário UDF (2014-2015) e, como professor substituto, na FAU-UnB (2014-2015). Tem experiência em atividades de pesquisa e ensino (centrando-se em História, Teoria e Crítica de Arquitetura e Urbanismo) e colaboração na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos. É membro dos grupos de pesquisa Lugar Comum (PPGAU-FAUFBA) e Topos - Paisagem, Projeto e Planejamento (PPG-FAU-UnB). Junto à Profa. Elane Ribeiro Peixoto, é coordenador do grupo de pesquisa Cidades Possíveis, do PPG-FAU-UnB. Foi professor da disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade nos semestres letivos 2/2020 e 2/2022.

Andre-Costa-jpg.jpg

ANDRÉ GONÇALVES DA COSTA

André Costa é arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. É mestre em Cultura Contemporânea, pela Faculdade de Comunicação da UnB, com a dissertação "As Aventuras Subjetivas de Björk", publicada como livro em 2014. É doutor em Cinema Brasileiro com tese sobre a obra do cineasta Karim Aïnouz (2016). Foi curador do "Arquiteturas" - Festival Internacional de Cinema de Arquitetura de Lisboa (2019). Trabalha com escultura contemporânea em investigação fronteiriça entre arte e crítica da arquitetura, trabalho representado pela Zet Gallery, em Braga, Portugal. É professor do Departamento de Projeto Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Professor da disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade entre 2017-2018 e no semestre letivo 2/2022.

Mafalda-Pantoja.png

MAFALDA PANTOJA

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto - Portugal (início setembro de 2017, em vigência). Bolsista pela Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT- Portugal). Professora Substituta Curso Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - UnB (março 2017 a julho de 2017/março 2020 a julho 2020/ julho 2022, em vigência). Professora Assistente do Centro Universitário UNIEURO, no curso de Arquitetura e Urbanismo (agosto 2018, em vigência). Professora Assistente Centro Universitário de Brasília - UniCEUB/ICPD no curso de Pós Graduação "Projeto, Execução e Manutenção de Edificações - Módulo Construção Sustentável e Edificação Eficiente" (janeiro 2014, em vigência). Pesquisadora Bolsista FNDE/FINATEC/UnB - Projeto "Desenvolvimento Regional, Governo e Pós-Pandemia" (maio 2021, em vigência). Atua na área de desenvolvimento de projetos de arquitetura e interiores residenciais, comerciais e institucionais (janeiro 2000, em vigência). Atua na área de pesquisa nos campos da Arquitetura Contemporânea e Sustentabilidade. Professora da disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade desde o semestre letivo 1/2022.

estágio docente

FLÁVIO PEREIRA ALCÂNTARA DE SOUZA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - UDF Centro Universitário (2018), graduação em Design de Interiores pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2014) e graduação em Abi - Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2005). Tem experiência na área de Artes Cênicas, Produção Cultural, Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Estagiário docente da disciplina no semestre 2022.1.

CAROLINA MOREIRA BARBOSA DE BRITO

Mestranda na linha de pesquisa História e Teoria da Cidade e do Urbanismo, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. É arquiteta e urbanista também pela Universidade de Brasília, trabalhou por sete anos na iniciativa privada com criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e acompanhamento de obras de construção civil. É Analista de Infraestrutura e, no serviço público federal, trabalhou por cinco anos no Ministério das Cidades, com ações de Planejamento Urbano, com ênfase em projetos de Acessibilidade para Pessoas com Restrição de Mobilidade e Deficiência, foi, ainda, Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONADE. Atualmente atua na Coordenação-Geral de Infraestrutura Educacional na elaboração de projetos e critérios técnicos para construção de edificações escolares em todo o país, em especial para a educação infantil e ensino fundamental, financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Estagiária docente da disciplina no semestre 2021.1.

ANNA LUÍSA PORTELA DE DEUS ALBANO

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília em 2013. Mestre em Teoria, História e Crítica pela Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU-UnB) com o trabalho intitulado "Entre a cidade de concreto e a cidade narrada: O imaginário de Brasília na poesia de Nicolas Behr". Doutoranda em Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB). Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre a produção residencial contemporânea de Brasília, com foco nos jovens arquitetos da cidade destacados em premiações e concursos públicos. É membro do grupo de pesquisa Cidades Possíveis, do PPG-FAU-UnB. Fez estágio docente na disciplina no semestre 2020.2

monitoria

BRUNA LEITE LOPES

Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasilia. Integra o projeto de extensão Pé na Estrada e é bolsista do CNPq em Iniciação Científica com a pesquisa "Arquitetura no Estado Novo (1937-1945): a presença do neocolonial em edifícios institucionais em Cuiabá-MT", esta última sob orientação da professor Pedro Paulo Palazzo, vinculado ao projeto "Resiliência urbana: Estratégias adaptativas na construção tradicional". Monitora da disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade nos semestres 1/2022 e 2/2022.

JOÃO VICTOR BRENTANO NASCIMENTO

Estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasilia. Técnico em edificações pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) no campus Barreiras (ano de conclusão 2018). Participa de extensão da Universidade de Brasília "Pé na Estrada" na equipe de Marketing. Monitor da disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade no semestre 2/2022.

LEONARDO NÓBREGA QUEIROZ DE PAIVA

Estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU UnB). Participa dos grupos de pesquisa "TOPOS - Paisagem, Projeto e Planejamento" e "Cidades Novas", ambos vinculados à FAU-UnB. Atualmente faz parte do projeto de extensão Pé na Estrada, estagia no escritório CoDA Arquitetos e é bolsista do Cnpq em Iniciação Científica com a pesquisa "Ariquemes (RO) e o arq. Antônio Carpintero: projeto e projetista de uma cidade nova em franjas de colonização" sob orientação do professor Ricardo Trevisan. Monitor da disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade no semestre 2022.1.

IANNA NUNES CARVALHO

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília. Atualmente é membro do Centro Acadêmico e do Escritório Modelo (CASAS), da FAU-UnB. Seus interesses de pesquisa incluem História do Urbanismo e da Cidade, assim como Paisagem Urbana enquanto instrumento de análise da influência humana no projeto urbanístico. Monitora da disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade no semestre 2021.2.

IVIE MARTINS DE OLIVEIRA

Estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Bolsista voluntária no projeto de pesquisa Arquitetura e Urbanismo em Colaborações Acadêmicas Transnacionais, iniciada em 2021, sob orientação do prof. Leandro Cruz. Monitora da disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade no semestre 2021.2.

BEATRIZ VERSIANI PONCE LOPES

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB), foi monitora das disciplinas Geometria Construtiva e Projeto Arquitetônico 1 na própria UnB e também foi aluna da Rijksuniversiteit Groningen (Países Baixos) no curso de inverno "Pathways Towards Sustainable Futures" de planejamento urbano. Na constante busca por novos conhecimentos, seus interesses são nas áreas de: construção, conforto ambiental, paisagismo, patrimônio histórico e planejamento urbano. Foi monitora da disciplina no semestre 2021.1.

ISABELA LEITE NERES PERNA

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília. Tenho afinidade com área de estudo da teoria e história, principalmente no campo do urbanismo, e na área de infraestrutura. Fui monitoria na disciplina História da Arquitetura e da Arte 2 em 2018.1 e desenvolvi um projeto de pesquisa do PIBIC no edital 2019/2020 com o tema "Infraestruturas baseadas na natureza para as águas urbanas: explorando o potencial de infiltração das áreas verdes de Brasília". Atualmente, participo do PIBIC vinculado ao edital 2020/2021 com o tema “El problema de la Vivienda”: habitação e política urbana nos Seminários Regionales de Asuntos Sociales da União Panamericana – 1950/1951. Monitora da disciplina no semestre 2021.1.

DANIEL DUNCAN CORSO SEMPLE

Sou brasiliense, tenho 24 anos e estudo na FAU-UnB desde 2015. Morei por um ano em Porto Alegre, onde cursei um semestre na Faculdade de Arquitetura da UFRGS pelo programa de mobilidade acadêmica. Atualmente, sou estagiário no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Cursei a disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade em 2019 e atuei como monitor durante o ano letivo de 2020.

bottom of page