top of page

GALERIA

Fotos, desenhos e outras mídias de professores e estudantes da disciplina Arquitetura e Urbanismo da Atualidade.

Som, Cor & Fúria
na Condição Contemporânea

postado em 27 jun. 2022

Na edição do Glossário da Condição Contemporânea, atividade do semestre letivo 2021.2, as equipes produziram ilustrações autorais, como uma nova camada de interpretação crítica sobre o tema estudado para cada verbete.

Brasília Moderna & Contemporânea

postado em 15 dez. 2021

Ilustrações produzidas por estudantes para o Glossário de Brasília: Cidade Moderna e Contemporânea, atividade da disciplina na edição de 2021/1.

Galeria de Imagens Recebidas

postado em 29 mai. 2021

Ilustrações produzidas por estudantes para as atividades da disciplina na edição de 2020/2. Dada a impossibilidade de realizar encontros presenciais e atividades de campo, por conta da pandemia do Coronavírus, incentivou-se a produção de colagens, como forma de interferência crítica e poética sobre a produção moderna e contemporânea.

Robin Hood Gardens

postado em 22 jan. 2021

Registros do conjunto Robin Hood Gardens, em Londres, em dois momentos. O primeiro em agosto de 2012, durante a realização das Olimpíadas, quando o conjunto se encontrava em meio a uma disputa por sua conservação. Seis anos depois, em agosto de 2018, um dos blocos já se encontrava em processo avançado de desmonte. (por L. Cruz)

PREVI e Aldo van Eyck

postado em 22 jan. 2021

Visita ao Proyecto Experimental de Vivienda (PREVI), em Lima, acompanhado pelo amigo e prof. José Carlos Huapaya Espinoza (UFBA). No bairro projetado para desaparecer com o tempo, para usar uma expressão do prof. Wiley Ludeña Urquizo (PUCP), buscam-se os índices das propostas desenvolvidas ao final dos anos 1960. Ao final do percurso, visitamos uma das casas projetadas pela equipe de Aldo van Eyck. Nesta residência, o andar térreo é marcado pela transparência que atravessa o bloco central - com cozinha e apoio - integrando, espacialmente, pátios de acesso e fundos. (por L. Cruz)

Populismo Culinário

postado em 22 jan. 2021

Organizada por Rem Koolhaas, a Bienal de Arquitetura de Veneza de 2014, intitulada Fundamentals, contou com três núcleos principais: o conjunto de pavilhões nacionais apresentou diferentes narrativas sobre a Modernidade e sua relação com a produção contemporânea; em Monditalia, no Pavilhão do Arsenale, instalações trouxeram uma reflexão sobre a produção arquitetônica e de outros campos culturais na Itália; e na exposição central, com curadoria de Koolhaas, ofereceu-se um inventário - ou uma experiência digestiva - de elementos fundamentais da arquitetura. (por L. Cruz)

bottom of page