top of page

SOM, COR & FÚRIA

2021.2

Na formulação de glossários de Arquitetura e Urbanismo, as glosas costumam ser acompanhadas por desenhos que podem iluminar o que foi dito pelas palavras. A palavra "iluminar" conduz e rememora a prática das iluminuras e nos lembra que, até pouco tempo atrás, quem tinha a nobre habilidade de ilustrar era chamado "iluminador". Membros do grupo de pesquisa Cidade Possíveis têm trabalhado, nas disciplinas que ministram na graduação e em outras atividades acadêmicas, com a formulação de verbetes para glossários. Em algumas situações, conta-se com colegas talentosos na arte de “iluminar” textos, como foi o caso do trabalho de Elane Ribeiro Peixoto junto a Eliel Américo Santana da Silva. [1]

As atividades do semestre 2021.2 se iniciam com a construção de um Glossário da Condição Contemporânea, formado por verbetes que apresentam diferentes fenômenos da atualidade. Logo em seguida, com o exercício intitulado Som, Cor & Fúria, busca-se aprofundar uma prática desenvolvida nos glossários anteriores, qual seja a de selecionar imagens representativas para os termos escolhidos. Nesta edição, as equipes deverão associar à pesquisa a produção de ilustrações autorais, como uma nova camada de interpretação crítica sobre o tema estudado, utilizando-se de toda liberdade com relação ao uso de instrumentos e técnicas de representação.

Cada equipe deverá produzir três imagens sínteses – podendo ser sonoras, visuais, estáticas ou em movimento – acompanhadas por um memorial que registre o processo de concepção. As duas atividades somam-se como uma indagação sobre nossos compromissos com o presente e com o futuro. Constituem um esforço em buscar e conferir sentido às histórias que podemos contar, acrescentando as habilidades de arquitetos e urbanistas na produção de imagens a uma das falas mais célebres da personagem-título em "A tragédia de Macbeth", de William Shakespeare:  
[2]

A vida é apenas uma sombra errante, um mau ator

A se pavonear e afligir no seu momento sobre o palco

E do qual nada mais se ouve. É uma história

Contada por um idiota, cheia de som e fúria,

Significando nada.

notas

[ 1 ]

Ver desenhos do prof. Eliel Silva na postagem: PEIXOTO, Elane; CRUZ, Leandro. Glossários de Arquitetura e Urbanismo. [S.l.]: Cidades Possíveis, 2021. Disponível em: https://www.cidadespossiveis.org/publicacoes-2021-glossarios | Acesso em: 22 jan. 2022.

[ 2 ]

SHAKESPEARE, William. A tragédia de Macbeth = The tragedy of Macbeth. Tradução: Rafael Rafaelli. Florianópolis: Editora UFSC, 2016.

bottom of page